| Serviços de E-mail Webmail, Locamail, Mobimail, MS Exchange Dedicado, IMAP, POP |
04/05/09, 15:45
|
|
|
Visitante
|
Sobre o atraso no envio e recebimento de e-mails
http://statusblog.locaweb.com.br/200...recebimento-3/
Todos os tópicos do StatusBlog foram centralizados nesse. Farei update constante sobre nosso avanço no tratamento do problema. Qualquer comentário ou questionamento pode ser feito aqui pelo Fórum.
Abraço! 
-------------------------------------------
EDIT: Texto adicionado ao post inicial.
A lentidão no fluxo de mensagens se deve à quantidade anormal de SPAMs em nossa rede de e-mails, que pode ser atribuído em grande parte ao vírus Conficker, que dispara SPAMs através de máquinas infectadas.
Sempre é importante lembrar: esse vírus NÃO é executado no servidor de e-mails e sim em usuários comuns, por onde essas mensagens de SPAM são enviadas.
Uma imagem que reflete bem a estrutura desse vírus:
Existem alguns artigos na Internet sobre o vírus:
http://info.abril.com.br/noticias/te...4042009-44.shl
http://oglobo.globo.com/tecnologia/m...-755422390.asp
Estamos trabalhando nesse momento para conseguir filtrar todo o fluxo de mensagens indesejadas, para que seja possível a normalização da estrutura.
EDIT: Importante lembrar que, os SPAMs citados acima, que circulam em nossa rede de e-mails, estão chegando nas caixas postais de nossos clientes.
Editado por Joao.Junior : 07/05/09 às 13:05
|
|
|
|
04/05/09, 16:00
|
|
Membro desde: 08/04/09
Local: Cotia/SP
|
João esses atrasos estão ocorrendo por causa da enorme quantidade de Spams?
Pois é duro esses problemas, por que temporariamente vocês não cancelam o recebimento dos Spams para liberar o acesso das mensagens que não são?
Isso não ajudaria para normalizar o fluxo das mensagens?
Como pode ver no link abaixo coloquei toda minha reclamação por tudo isso que estamos passando.
http://forum.locaweb.com.br/showthread.php?t=3017
|
|
|
04/05/09, 16:12
|
|
|
Moderador - Fórum E-mail
Membro desde: 13/02/09
Local: São Paulo
|
Citação:
Postado originalmente por rondolfo
João esses atrasos estão ocorrendo por causa da enorme quantidade de Spams?
Pois é duro esses problemas, por que temporariamente vocês não cancelam o recebimento dos Spams para liberar o acesso das mensagens que não são?
Isso não ajudaria para normalizar o fluxo das mensagens?
Como pode ver no link abaixo coloquei toda minha reclamação por tudo isso que estamos passando.
http://forum.locaweb.com.br/showthread.php?t=3017
|
Rodolfo,
Os atrasos ocorrem devido ao aumento do número de mensagens enviadas para os nossos servidores de e-mail.
Entretanto verifiquei que você possui conosco o serviço de Mobimail, o qual não está sendo afetado por esses problemas.
O que realmente está ocorrendo? Pois não temos registros de problemas com os servidores dessa plataforma.
At.
Ítalo Santos.
|
|
|
04/05/09, 16:19
|
|
Membro desde: 08/04/09
Local: Cotia/SP
|
Olá Ítalo, o que acontece são alguns atrasos de poucos minutos, como sempre foi quase que imediato achei que nós do "Mobimail" também estaríamos sendo afetados.
Meu conselho é informar no StatusBlog que o problema afeta clientes de outros servidores de e.mail menos o Mobimail.
Pois ao ler o post achei que era para todos.
Editado por rondolfo : 04/05/09 às 16:22
|
|
|
04/05/09, 16:35
|
|
|
Moderador - Fórum E-mail
Membro desde: 13/02/09
Local: São Paulo
|
Citação:
Postado originalmente por rondolfo
Olá Ítalo, o que acontece são alguns atrasos de poucos minutos, como sempre foi quase que imediato achei que nós do "Mobimail" também estaríamos sendo afetados.
Meu conselho é informar no StatusBlog que o problema afeta clientes de outros servidores de e.mail menos o Mobimail.
Pois ao ler o post achei que era para todos.
|
Muito obrigado Rodolfo,
Já ajustamos a informação no StatusBlog separando as informações.
Lembrando que a tolerância para atraso em nossos servidores é até 15 minutos - http://wiki.locaweb.com.br/pt-br/Atraso_de_e-mails
At.
Ítalo Santos.
|
|
|
04/05/09, 17:40
|
|
|
Visitante
|
Problemas com envio e recebimento
Gostaria de uma posição sobre a regularização dos e-mails. enho problemas graves desde terça feira passada. Isso já passou do limite do aceitável e está gerando graves problemas para minha emrpesa.
Gostaria de saber quando será regularizado, pois do contrário terei de migrar para outro provedor de e-mail. infelizmente minha emrepsa não pode mais trabalhar dessa forma.
Grata!
|
|
|
|
04/05/09, 17:55
|
|
|
Visitante
|
Citação:
Postado originalmente por Quoted
Gostaria de uma posição sobre a regularização dos e-mails. enho problemas graves desde terça feira passada. Isso já passou do limite do aceitável e está gerando graves problemas para minha emrpesa.
Gostaria de saber quando será regularizado, pois do contrário terei de migrar para outro provedor de e-mail. infelizmente minha emrepsa não pode mais trabalhar dessa forma.
Grata!
|
Olá! O posicionamento oficial está em nosso StatusBlog ( http://statusblog.locaweb.com.br/200...recebimento-3/ ) e questionamentos relacionados à situação podem ser feitos no tópico do Canal Serviços de E-mail ( http://forum.locaweb.com.br/showthread.php?t=3050 ).
Estamos esperando o reflexo de nossas implementações para podermos passar uma previsão mais real da solução do problema.
Abraço!
|
|
|
|
04/05/09, 18:51
|
|
|
Visitante
|
Sobre o Conficker
A lentidão no fluxo de mensagens se deve à quantidade anormal de SPAMs em nossa rede de e-mails, que pode ser atribuído em grande parte ao vírus Conficker, que dispara SPAMs através de máquinas infectadas.
Sempre é importante lembrar: esse vírus NÃO é executado no servidor de e-mails e sim em usuários comuns, por onde essas mensagens de SPAM são enviadas.
Uma imagem que reflete bem a estrutura desse vírus:
Existem alguns artigos na Internet sobre o vírus:
http://info.abril.com.br/noticias/te...4042009-44.shl
http://oglobo.globo.com/tecnologia/m...-755422390.asp
Estamos trabalhando nesse momento para conseguir filtrar todo o fluxo de mensagens indesejadas, para que seja possível a normalização da estrutura.
EDIT: Importante lembrar que, os SPAMs citados acima, que circulam em nossa rede de e-mails, estão chegando nas caixas postais de nossos clientes.
Editado por Joao.Junior : 05/05/09 às 12:04
|
|
|
|
04/05/09, 18:56
|
|
Membro desde: 16/04/09
Local: São Gonçalo
|
João,
sou cliente Locaweb há 2 anos e sinceramente estou muito preocupado com a situação que nos encontramos. Vocês como prestadores do maior serviço de comunicação mundial da atualidade e sem a devida implicação da responsabilidade e nós clientes sem solução.
Todas as respostas do forum são direcionadas para o StatusBlog, que diz mas não resolve e que prevê mais não cumpre; o banner no painel que foi criado pra informar caso haja problema com o servidor que envolve cada domínio de cliente não está sendo atualizado nunca; a história do SPAM é tão velha que desde o dia 17/04 o IP 200.234.215.131, conforme texto abaixo:
<exfe01.hostedexch.locaweb.com.br #5.7.1 smtp;550 5.7.1 Su IP esta en lista negra 200.234.215.131 rejected - see http://psbl.surriel.com/listing?ip= 200.234.215.131 }>
já estava sendo barrado de entregar alguns e-mails pela referida Blacklist.
Vocês atualizaram o StatusBlog todos os dias da semana passada entre 27 e 30/04 dizendo que as soluções foram dadas aos problemas; e parece que terminado o horário comercial todo mundo vai pra churrascaria jantar na maior tranquilidade. No dia seguinte acontece um nova catástrofe e voltamos a ficar sem e-mails. Existe uma crise enorme dentro dos servidores de vocês e a atitute tem de mudar.
Final de semana com feriado prolongado serve pra contingência. Planejamento de contingência urgentemente.
Chega de mentiras e desculpas esfarrapadas. A crise é de vocês. No dia 28/04 100 pessoas comeram muito e beberam mais ainda no coquetel de inauguração do escritório do RJ: fotos e recepcionistas lindas complementaram a festa. Naquela mesma hora agente ainda estava tentando enviar e receber e-mails. O que é mais importante pra vocês a publicidade ou a solução?? Com publicidade errada vocês gastam dinheiro e sujam imagem com a solução descente vocês mantêem o cliente e a confiabilidade.
Dia 30/04 pegaram um funcionário pra postar as fotos e comentar sobre a inauguração no http://blog.locaweb.com.br/ porque postar a inauguração pra dizer que vai estreitar a relação com a carteira do RJ é PRIORIDADE na Locaweb. Completa falta de senso. Bota esse cara pra carregar café pra manter acordada a equipe que está correndo atrás da solução.
|
|
|
04/05/09, 19:13
|
|
|
Visitante
|
Olá Fábio. São vários os seus pontos e tentarei esclarecer todos aqui.
O StatusBlog é realmente o canal oficial de informação, inclusive, trabalhei hoje para deixar o post relacionado ao problema da forma mais transparente possível, com as datas e horários de cada evento. Um dos pontos era exatamente o status "Resolvido", quando na verdade ainda aguardávamos o reflexo de nossas otimizações. Alteramos o posicionamento para "fluxo normalizado", o que é natural após o horário comercial.
Conforme o tópico que criei sobre o problema, grande parte desse fluxo de mensagens é atribuído a um vírus que é executado na máquina de usuários infectados, ou seja, todas as otimizações e filtros criados durante o feriado / final de semana, só puderam ser testados hoje ( nesses dias, não houve fluxo anormal de e-mails na rede ).
Verificamos que as mudanças feitas ainda não foram suficientes para resolver a situação e estamos novamente trabalhando na melhor forma de bloquear essas mensagens indesejadas e normalizar nossa estrutura.
A organização inicial de nossa comunicação oficial talvez tenha deixado a impressa que você cita como "mentiras" e "desculpas esfarrapadas"; acredito que essa impressão tenha mudado com a reorganização feita.
Sobre a comunicação sobre a nova filial do Rio de Janeiro, não há relação com a situação encontrada nos servidores de e-mail, que é pontual e será resolvida assim que nossas otimizações tenham o impacto esperado. Prefiro não levar nossa comunicação para esse lado e peço sua compreensão em relação a isso.
Sabemos que a situação atual dos servidores de Locamail prejudica nossos usuários e, por isso, é prioridade máxima de resolução e não estamos medindo esforços para que a normalização ocorra o mais rápido possível.
Agradeço seu contato e seu depoimento, Fabio.
Estou à disposição para qualquer esclarecimento.
|
|
|
|
04/05/09, 19:19
|
|
|
João,
você dizer que o vírus roda no cliente tudo bem, agora fica furado você não saber de quem está vindo esse volume todo, já que estamos falando de um cliente seu.
Há 10 anos atrás as empresas de serviço de e-mail bloqueavam os e-mails penas das empresas que estavam enviando SPAM. Seja por vírus, worm, ou Spam mesmo. Entravam em contato e explicavam a situação.
Moralizando, eles não deixavam serviços vitais de clientes serem prejudicados por conta de outros clientes deles.
|
|
|
04/05/09, 20:03
|
|
Membro desde: 14/06/08
Local: BH
|
Meus Parabens
Ao Fábio Barreto,
Amigo, não poderia expor de melhor maneira a questão.
Minhas totais e absolutas considerações !
É uma pena que a LOCAWEBSPAMCORPORATION não veja as coisas claramente como são.
Devo aqui acrescentar que o Funcionário JOÃO é um incansável, embora
obviamente esteja a defender o indefensável.
Na verdade, estou quase na certeza que eles não fazem a menor idéia de como irão resolver o problema destes SPAMMS.
Quem sabe a Turma Nova e animada do RIO venha dar uma força no empreendimento.
|
|
|
04/05/09, 20:08
|
|
|
João você vai me desculpar mais se eu não falasse nada aqui. Eu nunca ia saber que estrategicamente o Status: Resolvido mudou para Fluxo normalizado??? 90% dos clientes estão com essa dúvida.
Sobre esse volume de Spam isso é um problema mundial e as notícias vindouras mostrarão se vocês estavam preparados ou não pra isso. Se for o vírus que todos aguardavam pra o dia 1º de abril, vocês tiveram pelo menos 15 dias mais pra se preparar melhor.
Vou aguardar pelas implementações complementares na solução do e-mail.
Retiro as palavras "mentirosas" e "esfarrapadas" dada a devida explicação.
Sobre o anuncio da nova filial não era pra você responder nada não. Caso queira, apenas repasse para o setor de imprensa da Locaweb pras devidas precausões futuras. O problema é pontual mas é te toda a empresa ora bolas.
Continuo sugerindo plano de contingência até o nível em que seja possível. Sabemos que haverá vários casos onde a contingência não será viável.
E continuo afirmando que a crise foi amplificada, na cabeça dos clientes, pelas tomadas de decisões e ausência de respostas de vocês onde parte podemos absolver vocês parte continuamos sem entender ao menos até o fim dessa turbulência.
|
|
|
04/05/09, 20:19
|
|
|
Visitante
|
Citação:
Postado originalmente por Fabio Barreto
João você vai me desculpar mais se eu não falasse nada aqui. Eu nunca ia saber que estrategicamente o Status: Resolvido mudou para Fluxo normalizado??? 90% dos clientes estão com essa dúvida.
|
Obrigado pelo feedback, Fabio. Efetuei um novo update no StatusBlog ( http://statusblog.locaweb.com.br/200...recebimento-3/ ) tentando deixar mais transparente essa mudança.
Me confirme se agora está mais compreensível.
Aguardo!
Obs: optei por mesclar os tópicos sobre problemas no envio e recebimento.
Editado por Joao.Junior : 04/05/09 às 20:30
|
|
|
|
04/05/09, 20:29
|
|
|
Visitante
|
Citação:
Postado originalmente por Fabio Barreto
João,
você dizer que o vírus roda no cliente tudo bem, agora fica furado você não saber de quem está vindo esse volume todo, já que estamos falando de um cliente seu.
Há 10 anos atrás as empresas de serviço de e-mail bloqueavam os e-mails penas das empresas que estavam enviando SPAM. Seja por vírus, worm, ou Spam mesmo. Entravam em contato e explicavam a situação.
Moralizando, eles não deixavam serviços vitais de clientes serem prejudicados por conta de outros clientes deles.
|
Você tem razão, Fabio. Como todos os clientes podem perceber, em todos os anos de serviços prestados pelo Locamail, esse problema não ocorreu. O que tornou a situação problemática foi um fluxo completamente anormal de SPAMs que está passando pela rede.
Citação:
Postado originalmente por Wladmyr Fonseca Martins
Devo aqui acrescentar que o Funcionário JOÃO é um incansável, embora
obviamente esteja a defender o indefensável.
Na verdade, estou quase na certeza que eles não fazem a menor idéia de como irão resolver o problema destes SPAMMS.
|
O objetivo aqui não é dar desculpas ou defender o indefensável, Wladmyr. Em momento algum negamos a existência dessa situação e estamos trabalhando em uma solução que não gere transtornos para os clientes. Espero que compreenda que receber SPAM é ruim, mas uma implementação mal feita pode gerar um problema ainda maior e tomamos todos os cuidados necessários antes de fazer uma mudança, principalmente se considerarmos o bom funcionamento da estrutura Locamail durante muito anos.
Nossa nova estrutura de e-mails, o Mobimail, já foi criado com uma série de restrições mais rígidas para bloqueio de SPAMs e não é afetada pela situação. Inclusive, estamos à disposição para migrar os clientes de Locamail para Mobimail caso seja de interesse ( ver tópico http://forum.locaweb.com.br/showthread.php?t=2518 ).
|
|
|
|
04/05/09, 20:53
|
|
|
Migração
Qual o custo de migração ?
Quem fará a migração?
Revendas podem migrar ?
|
|
|
04/05/09, 20:56
|
|
|
Entusiasta
Você é um entusiasta João,
Os problemas variados com e-mails na LOCAWEB vem acontecendo a meses
e são anteriores a este "vírus".
Basta uma leitura atenta do Status Blog para que você perceba isto.
Aguardo os dados sobre custo e migração de Locamail para Mobi em revendas ....
Leia atentamente o Tópico que você me enviou, chega a dar medo JOÃO.
Nossa nova estrutura de e-mails, o Mobimail, já foi criado com uma série de restrições mais rígidas para bloqueio de SPAMs e não é afetada pela situação. Inclusive, estamos à disposição para migrar os clientes de Locamail para Mobimail caso seja de interesse ( ver tópico http://forum.locaweb.com.br/showthread.php?t=2518 ).
Editado por Wladmyr Fonseca Martins : 04/05/09 às 21:05
|
|
|
04/05/09, 21:23
|
|
|
Visitante
|
Citação:
Qual o custo de migração ?
Quem fará a migração?
Revendas podem migrar ?
|
As revendas possuem arquitetura própria de e-mails, Wladmyr. Não é possível o uso do Mobimail. Sobre as demais questões, não há custo e a Locaweb providencia a migração completa da estrutura
Citação:
Os problemas variados com e-mails na LOCAWEB vem acontecendo a meses
e são anteriores a este "vírus".
Basta uma leitura atenta do Status Blog para que você perceba isto.
|
Problemas pontuais podem ocorrer tanto nos servidores de e-mail como servidores web e banco de dados, Wladmyr. O caso do StatusBlog é que, em sua grande maioria, uma situação não impacta a maioria dos clientes. A publicação é feita por acreditarmos que o público do StatusBlog seja o cliente que enfrenta dificuldades naquele momento e não que ele seja um arquivo de problemas nos servidores para futuro questionamento. Repito que, na maioria dos casos, a maioria dos clientes NÃO é impactada pelos problemas publicados no StatusBlog ( diferente da situação atual nos servidores de e-mail, pois possuímos mais caixas postais criadas em Locamail do que Mobimail ).
Citação:
Leia atentamente o Tópico que você me enviou, chega a dar medo JOÃO.
|
Não há o que temer, Wladmyr. Sabemos das limitações estruturais do Mobimail, que é natural em um novo serviço ( há uma diferença grande no número de ferramentas disponíveis no Locamail em relação ao Mobimail ), mas a migração é uma alternativa válida para o atraso no envio e recebimento de mensagens.
Qualquer dúvida, é só mandar.
|
|
|
|
05/05/09, 6:58
|
|
|
Cliente continua Aguardando
O Dia Amanheceu e Pasmem, há 160 SPAMMS em minha caixa de e-mails pessoal, ou seja:
Não sei o que fizeram, mas PIOROU e muito !
|
|
|
05/05/09, 8:39
|
|
Membro desde: 04/05/09
|
Duvida
Hoje esta normal o e-mail mas ate quando?
Fica essa duvida para os usuarios dos serviços
da Locaweb pois um dia funciona e outro
nao.
|
|
|
| Opções do Tópico |
Procurar no Tópico |
|
|
|
Permissões